Metodologia ágil não é definido por um conjunto de técnicas específicas de desenvolvimento. Ao contrário,
Ágil é um grupo de metodologias que demonstram um compromisso com ciclos de feedback e melhoria contínua.
Muitas vezes o conceito de método e metodologia acaba confundindo um o entendimento de todo esse conceito. Admito que antes de escrever esse post também tinhas as minhas dúvidas, mas consegui chegar a um entendimento final. Entenda que:
Método é simplesmente uma ferramenta de pesquisa, um componente da pesquisa – por exemplo, um método quantitativo, como entrevistas. Metodologia é um sistema de métodos utilizados em uma determinada área de estudo ou atividade.
A imagem abaixo explica onde conjunto de metodologias ágil e cada metodologia se encaixa dentro do modelo.
Metodologia ágil é uma abordagem iterativa para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software que ajuda as equipes a entregar valor ao cliente de forma mais rápida e com menos dor de cabeça.
Em vez de apostar tudo em um único lançamento, uma equipe ágil entrega trabalho em pequenos incrementos, mas que possam ser utilizados. Os requisitos, planos e resultados são avaliados continuamente para que a equipe tenha um mecanismo para responder rapidamente a possíveis mudanças ou atualizações.
O Manifesto Ágil original não prescrevia nenhum tipo de regra inicial, como iterações de duas semanas ou um tamanho de equipe ideal. Ele simplesmente estabeleceu um conjunto de 4 valores essenciais.
A maneira como você e sua equipe vão trabalhar esse valores – se você utiliza Scrum, ou mistura elementos do Kanban e XP – depende inteiramente de você e sua equipe.
O modelo ágil adota um desenvolvimento iterativo, e cada iteração, também conhecida como sprint, é projetada para ser pequena e manejável para ser entregue em um curto período de tempo, geralmente uma ou duas semanas.
A metodologia ágil é um grupo de processos de desenvolvimento, e seu principal motivo é remover/evitar atividades que podem não ser necessárias para o projeto e remover qualquer coisa que seja um desperdício de tempo e esforço.
As equipes geralmente escolhem utilizar á metodologia ágil porque ela permite responder rapidamente às mudanças do mercado ou ao feedback dos clientes. O planejamento e implementação em pequenos e freqüentes incrementos permite que sua equipe obtenha feedback sobre cada mudança e a integre aos planos futuros a um custo mínimo.
Mas não se trata apenas de um jogo de números – primeiro e acima de tudo, trata-se de pessoas. Como descrito pelo Agile Manifesto, as interações humanas são mais importantes do que seguir os processos a risca.
Colaborar com clientes e colegas de equipe é mais importante do que regras pré-definidas. E entregar uma solução funcional para o problema do cliente é mais importante do que uma documentação hiper-detalhada.
Mas se precisássemos listar os benefícios da metodologia ágil, eles seriam:
Os exemplos mais populares e comuns são:
As equipes geralmente escolhem um ou dois métodos. As metodologias mais utilizadas são Scrum e XP, que se encaixam muito bem.
Vamos falar sobre eles em um próximo artigo.
A metodologia ágil é um processo eficaz para equipes que buscam uma abordagem flexível para o desenvolvimento de software. A metodologia ágil pode ser implementada para qualquer empreendimento que exija um plano que precise valorizar a colaboração com o cliente, trabalho em equipe, mudanças responsivas e, é claro, resultados de qualidade.
Como a metodologia ágil melhorou a maneira de trabalhar de sua equipe? Não se esqueça de compartilhar suas dicas conosco!
Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter, para receber todas as novidades. Até a próxima.
Artigos que você deveria ler
Deixe um comentário