A maior parte da sua carreira de programador será trabalhando em equipe com outras pessoas. Valorize o trabalho em equipe o quanto antes.
Uma das perguntas mais comuns feitas aos desenvolvedores durante entrevistas, é se eles se consideram ou não como um forte membro de equipe.
E embora esta pergunta seja um pouco genérica e muito usada (para não dizer clichê), ela está sendo feita por uma boa razão: trabalho em equipe é (muito) importante.
Em tempos de crise como essa que estamos vivendo em 2020 com o COVID-19, é interessante notar alguns fatos. Comunidade e trabalho em equipe estão sendo de vital importância.
Mesmo que algumas vezes seja por motivos estranhos como comprar toneladas de papel higiênico sem nenhum motivo aparente ou para construir um hospital em menos de 10 dias.
Nós vemos qual o poder que uma comunidade tem quando ela se une em torno de uma causa. Nesse caso em escala global.
Em menor escala, temos nossa familia, amigos, pessoas com quem estudamos, trabalhamos, que moram no mesmo bairro, cidade, e por ai vai.
Isso também se aplica para nós, desenvolvedores com o nosso time.
Sei que as vezes o que queremos é apenas uma cadeira confortável, ar condicionado, boa internet, fone de ouvido e uma boa xícara de café. Não é pedir de mais, é? E não tem nada de errado nisso. Individualidades devem ser respeitadas. E ao memos que você trabalhe como freelancer ou tenha algum blog ou site próprio que não demande tanto trabalho talvez você consiga se manter nesse lifestyle.
Mas o que provavelmente vai acontecer, na maior parte do tempo, é isso. Uma mesa, vários monitores, desenvolvedores e canecas. Isso eu posso dizer seguramente que é um ambiente bem mais comum.
E esses caras ao seu lado são aqueles que provavelmente fazem parte do seu time. Muitas das vezes apelidamos os times com nomes. Prometheus, BlueSky e Lions, foram alguns dos nomes de time que já participei.
Se você acha que no primeiro cenário você vai ser mais produtivo ou que vai conseguir terminar o trabalho mais rápido, você pode estar enganado.
Grandes equipes podem ser mais eficazes do que todas as habilidades individuais combinadas.
Isto é conhecido como sinergia.
Mas existe um outro lado da mesma moeda.
Equipes fracas podem ser menos eficientes do que a pessoa menos eficaz da equipe.
“Basta uma maçã podre para estragar todas as outras”
Apenas certifique-se de que você não é essa maçã.
Independente do projeto que você vai entrar e do tamanho da equipe. O objetivo final que deve prevalecer é o objetivo coletivo, não o individual.
“É melhor ter uma pessoa trabalhando com você que três pessoas trabalhando para você”
Dwight D. Eisenhower
Quando os membros acham que estão em uma competição ou que o sucesso individual é suficiente, essa equipe sem dúvidas tem altas chances de fracasso.
O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos.
Michel Jordan
Quando todos os membros da equipe têm os mesmos objetivos e fracasso ou sucesso está no nível da equipe, não no nível individual o interesse de cada membros do time é convertido para o interesse do grupo.
Seu chefe ou empresa pode ter colocado você em uma equipe onde cada membro é classificado individualmente e toda atitude do tipo “estamos juntos nessa” é difícil de manter.
Ou ainda, você pode ouvir dos próprios membros da equipe algo assim: “assim nós funcionamos melhor, sempre deu certo”. Essas sem dúvidas, são equipes que nunca viram verdadeiro trabalho em equipe em ação.
Essa é uma postura que pode e deve ser mudada. E pode começar por você.
Você pode optar por mostrar o espírito de equipe diminuindo a velocidade para ajudar um colega, dando feedback ou comunicando a equipe o status geral do projeto.
Não tente apenas terminar a sua atividade o mais rápido possível para “mostrar serviço”. Isso não é uma competição.
A influência do exemplo de apenas uma pessoa pode ser poderoso.
Cada pessoa tem o seu próprio conjunto de habilidades, pontos fortes e fracos. Quando toda a equipe trabalha unida, as pessoas também podem aproveitar a oportunidade para aprender um com os outros.
Se você se considera o “ultimo biscoito do pacote”, saiba que sempre vão existir pessoas que sabem mais ou que pelo menos tenham o mesmo nível de conhecimento que o seu.
Um projeto que não te desafie ou te tire da sua zona de conforto, talvez esse não seja o projeto ideal para você evoluir como desenvolvedor.
Um projeto desafiador vai requerer toda ajuda necessária. É ai que entra o trabalho em equipe, e você tem sua chance de incrementar o seu portfolio de soluções.
Se voce é o mais inteligente da mesa, você está na mesa errada.
Simples assim, as vezes você conhece apenas um caminho para resolver um problema, o que é ótimo, a final você vai resolver o problema. Mas talvez não seja essa o caminho mais eficiente.
Se alguém da sua equipe já passou por algum problema parecido e também sabe como resolver, talvez essa seja uma excelente oportunidade pra você aprender algo novo.
Se quer algo novo, tem de parar de fazer algo velho.
Peter F. Drucker
Nada grandioso pode ser realizado por apenas uma pessoa. Uma grande idéia pode vim de uma única pessoa, mas colocar em prática requer uma equipe.
Como desenvolvedor e membro da equipe você pode e deve sempre:
Como desenvolvedor você é a parte ativa do projeto, a sua opinião e soluções são valiosas e você deveria sempre compartilha-las. E isso não só mostra que você está ativamente envolvido na discussão, mas também mostra a sua preocupação com o bem da equipe e do projeto.
Se você quer ser um bom membro da equipe, você deve estar sempre pronto para caminhar um pouco a mais pela equipe. Ajudar em uma tarefa que está completamente fora do seu escopo, é uma grande forma de ajudar o time na conclusão do projeto. Sem contar que esse tipo de atitude sem duvidas vai criar laços fortes entre você e os membros da equipe.
Reconheça o esforço individual dos seus colegas, valorize as lições aprendidas. Valorize o trabalho em equipe.
Deixe um comentário