Este ano, 94 membros da nossa comunidade de desenvolvedores nos disseram em qual nível eles se consideram atualmente, quais linguagens eles querem aprender em 2020 e o que eles querem.
Não é fácil começar nada do zero…
No ano passado coloquei um pesquisa no ar para tentar entender mais sobre como anda a comunidade. E mesmo com tanto conteúdo, videos, livros, cursos muita gente ainda se considera iniciante no mundo da programação.
Mas para quem ainda vai aprender a programar, só posso dizer uma coisa, vai na fé, com tantas oportunidades de trabalho, ter a opção de trabalhar de forma remota ou em outros países, não vai ser tempo jogado fora.
O gráfico abaixo contém a opinião de quase 100 membros da nossa comunidade de desenvolvedores e acredito que você vai conseguir tirar a suas próprias conclusões sobre as tendências do mercado.
A primeira questão foi pra saber em quais linguagens a comunidade sabe programar. E a maioria, 68%, afirmaram saber programar em Javascript e seguindo bem de perto Java. Apenas um dos participantes disse saber programar em todas as 5 linguagens (um prodígio).
E aqui veio a primeira surpresa, quando perguntei em qual nível eles se consideram. Mesmo JS sendo a linguagem mais popular dentre os membros que participaram da pesquisa, 50% se consideram iniciantes e 11% disseram que não sabem nada.
Java, juntamente com Javascript carregaram a maioria da galera que se consideram em um nível intermediário dentre todas as linguagens.
E procurando saber o que a comunidade está buscando aprender nesse ano, apareceu o resultado mais expressivo. Disparado na liderança, Javascript é a linguagem que a maioria quer aprender em 2020, e seguido (não muito de perto) por Python.
E com tantos frameworks no mercado, ficou difícil para a galera decidir entre por apenas um. Mas tivemos um favorito, React, ele tomou a frente e se tornou o framework mais desejado da comunidade. E sim, estou ciente que React é apenas um biblioteca, mas vamos simplificar aqui, ok?
E por último, mas não menos importante, quis saber o que a comunidade pretende se especializar em 2020. E mais um resultado expressivo aqui, 50% dizem que vão correr atrás para virar um dev full-stack.
O que podemos ver aqui é um domínio claro de Javascript, sobre todas as linguagens e frameworks, dois dos resultados mais expressivos envolveram JS.
Deixe um comentário